VII Mostra Teatro - Teatro às 3 Pancadas

                    

www.mostrateatrodouro.ascvd.pt

 

 

Teatro Às 3 pancadas

Grupo de Teatro:   TEF - Teatro Experimental Flaviense (Chaves)

Participações na Mostra de Teatro do Douro:   Duas (2014, 2015)

 

Sinopse:

António Torrado descobre sempre novos caminhos no bosque encantado da fantasia e leva-nos com ele, acreditando que vale a pena ser um “feiticeiro visionário” porque escrever é uma forma de dialogar com o futuro. Nesse diálogo com o futuro, ele vai de puro ludismo até à sensibilidade para a injustiça social, à critica da mesquinhez humana, muitas vezes através da ironia e do humor e até de uma certa visão perversa do mundo. A proposta do TEF, “Teatro às 3 pancadas”, encenado por Rufino Martins, reúne um conjunto de situações que se enquadra nesta perspetiva.

 

 

FICHA TÉCNICA:

Autor :  António Torrado | Com: Alberto Lavaredas, Andreia Malta, Isabel Machado, Renato Oliveira e Rui Pinto | Encenação: Rufino Martins | Cenários: António Martins | Adereços:Raquel Alves e Tânia Martins | Som e Luz: Narciso Mendes

 

Grupo de Teatro:

O TEF – Teatro Experimental Flaviense, CRL é uma Cooperativa Cultural que foi fundada em 20/01/1980.

Para além do teatro nas vertentes de produção, representação, formação, festivais e apoio ao renascer do Teatro Popular, realiza outras atividades tais como: animação cultural, ocupação de tempos livres e várias atividades específicas para jovens como ateliês e estágios para estudantes, exibição regular de cinema, a publicação de uma revista literária a “Teatrando”, desenvolve ainda projetos especiais como: a realização da “Hora do Conto” em todos os estabelecimentos de ensino básico dos concelhos da região do Alto Tâmega, espetáculos para a sensibilização sobre a manutenção da floresta e a prevenção de incêndios, o desfile Romano na cidade de Chaves e em Espinho, A Recreação do Casamento Real de D. Afonso III na Feira Medieval de Chaves, o projeto TALIA com a montagem da lenda flaviense “Maria Mantela” e a participação a convite do Governo Civil de Vila Real na Campanha de prevenção sobre segurança e divulgação do património.

É proprietário do Cine Teatro Bento Martins – em Chaves – que é a sua atual sede. Espaço moderno, bem equipado e com boas condições para a realização de atividades como teatro, cinema, música e dança e onde realiza a maioria das suas atividades.

A componente de itinerância com que de inicio ganhou nome, continua a ocorrer, quer em Portugal quer em Espanha, já esteve em mais de 100 localidades diferentes, destacando-se as principais cidades do país: Lisboa, Porto, Coimbra, Viseu, Setúbal e Ourense - Espanha mas é nos Distritos de Vila Real e Bragança que incide o seu principal raio de ação.

Para a encenação das principais peças de teatro tem convidado Profissionais (à exceção do primeiro) com provas dadas no teatro, foi o caso de Bento Martins (do Teatro de Carnide), Roberto Merino (Professor do Instituto Piaget de Gaia), Ruy de Matos (Teatro Nacional D. Maria II), Manuel Geraz (Centro Cultural do Minho), Carlos Martins (profissional de Lisboa), Hélder Gamboa (profissional de Lisboa), atualmente e pela segunda vez Ruy de Matos.

Ao longo dos seus 32 anos de atividade contínua, recebeu vários prémios e menções destacando-se: o Prémio Podium 92, Prémio Alto Tâmega 93, Prémio Podium 99, Prémio Especial do Júri dos Prémios Podium 2005 e a Medalha de Mérito Municipal – Grau Bronze, atribuída pela Câmara Municipal de Chaves em 2001.

Possui o Diploma de Pessoa Coletiva de Utilidade Publica, concedido pelo Governo e publicado no Diário da República em 04/05/96.

É um Centro de Cultura e Desporto da Fundação INATEL, Associação Juvenil equiparada inscrita no RNAJ, associado da ADRAT e Membro da sua Direção, associado da Associação Chaves Viva e Membro da sua Direção, associado da FPTA e pertence ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Gonçalves Carneiro.

 

 

clique para ampliar

 

Visite o site oficial do evento para mais informações : www.mostrateatrodouro.ascvd.pt



Início 18-04-2015 às 21:30
Fim 18-04-2015 às 23:00
Local Mesão Frio | Auditório Municipal
Preço Sócios 0,00 €
Preço não Sócios 0,00 €

Categorias

Acção Social
Cultural
Desporto
Dia do Idoso
G. A. Desporto / Juventude
G. A. Douropress
G. A. Rádio
G. A. Teatro
Institucional / Divulgação ou Outro
Todas