Centro Social de Lobrigos distinguido pelo BPI


Nova página 1

O Centro Social e Paroquial de São Miguel de Lobrigos de Santa Marta de Penaguião foi uma das instituições que recebeu uma menção honrosa na edição deste ano do prémio BPI Seniores.

A primeira edição deste prémio contou com uma distribuição de meio milhão de euros por 19 instituições que promovam inclusão social e envelhecimento ativo para pessoas com idade superior a 65 anos. O primeiro prémio foi entregue à Mundo a Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses e à ADENORMA - Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira.

Neste âmbito foi ainda atribuída uma menção honrosa ao Centro Social e Paroquial de São Miguel de Lobrigos em Santa Marta de Penaguião, a única instituição galardoada na região do Alto Douro Vinhateiro, pelo seu projeto de combate ao isolamento. O projeto apresentado consiste na implementação de um serviço de teleassistência no concelho de Santa Marta de Penaguião em parceria com outras instituições e a colocação de um dispositivo de comunicação ao serviço do idoso e ligado em permanência a um call center que poderá ser accionado em situação de emergência ou solidão. Este projeto terá uma abrangência de 60 beneficiários.

Santa Marta de Penaguião apresenta já um índice de envelhecimento significativo (207 idosos por cada 100 jovens) com apenas 42,4% da população residente a contribuir para a Segurança Social. Dos 7536 habitantes do concelho 20% são beneficiários de Rendimento Social de Inserção ou Rendimento Minimo Garantido.


02 outubro 2013