Uma viagem pela música tradicional portuguesa


O grupo de cantares regionais “Mar de Pedra” esteve no passado sábado na Casa do Povo do Pinhão onde, com o seu vasto reportório, levou o público presente a uma enriquecedora viagem pelas sonoridades do nosso país, com especial enfoque para a nossa região.

  Este grupo vila-realense, que nos últimos anos tem contribuído para a preservação e divulgação do património musical popular português, conseguiu que todos quantos assistiram ao seu concerto não resistissem a cantarolar algumas das músicas que fazem parte do nosso imaginário coletivo. Entre o público presente estiveram também alguns turistas que acompanharam o concerto e tentaram cantar algumas das músicas dos “Mar de Pedra”.

  No final do espetáculo, o presidente da Junta de Freguesia do Pinhão, Albano Rodrigues, mostrou-se satisfeito com esta iniciativa considerando ter sido um espetáculo de grande qualidade e o mote perfeito para dar continuidade a estas noites culturais. O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Paredes, referiu ter sido com muito gosto que se deslocou ao Pinhão, “esse pequeno pedaço de paraíso e coração do alto Douro” para assistir a este concerto. Luís Almeida, Presidente da Associação Vale d’Ouro notou que não poderia ter sido encontrada melhor forma de assinalar o final do tempo das vindimas. Estiveram ainda presentes Pedro Pimentel, deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Vila Real e Orlando Mourão em representação da Fundação INATEL.

  Este concerto dos “Mar de Pedra” foi uma organização conjunta da Associação Vale d’Ouro, da Fundação INATEL e da Junta de Freguesia do Pinhão.




30 outubro 2016