Eleição dos órgãos sociais


A eleição para os órgãos sociais da Associação Vale d’Ouro que decorreu este sábado foi a primeira, na história da instituição, com recurso a votação eletrónica e via internet numa iniciativa que pretendeu aproximar os associados da instituição.

No passado dia 7 de janeiro realizaram-se as eleições para os órgãos sociais da Associação Vale d’Ouro para o mandato que decorrerá até ao inicio de 2021. A única lista concorrente venceu as eleições.

A grande novidade da votação foi o sistema eletrónico de voto, utilizando a internet, que foi estreado nesta eleição. Para exercer o seu direito, os associados tiveram que aceder ao site de voto e com o seu e-mail e número de sócio solicitavam uma chave de voto de quinze carateres alfanuméricos. Essa chave de voto permitiria efetuar a votação na única lista concorrente ou votar em branco. O sistema esteve dotado de procedimentos de segurança que impedissem a adulteração dos resultados, votos repetidos ou chaves de voto inválidas. A confidencialidade do voto foi igualmente garantida. Foram ainda criados endereços eletrónicos para os sócios que eventualmente pudessem não ter e-mail.

A votação decorreu com normalidade e o presidente da Direção, Luís Almeida, faz um balanço positivo: “este sistema permitiu que todos os associados, sem exceção, espalhados por todo o distrito e noutras partes do país pudessem, sem restrições, tomar parte desta decisão sobre a composição dos órgãos sociais”. A abstenção ainda foi muito elevada, apenas 20% dos sócios votaram, mas Luís Almeida acredita que será com este tipo de iniciativas que estes números poderão ser invertidos.

A lista eleita conta com Luís Almeida como Presidente da Direção, Liliana Martins como Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Rui Barata como Presidente do Conselho Fiscal. O primeiro desafio deste novo mandato será o III Encontro de Associações já no próximo dia 28 de janeiro no Auditório Municipal da Régua.

 


08 janeiro 2017