Rede de Associações vai ser uma realidade


Este sábado realizou-se no Auditório Municipal de Alijó o IV Encontro de Associações do Vale do Douro, numa organização conjunta entre a Associação Vale d’Ouro e o Município de Alijó, subordinado ao tema “As Associações e a Sociedade” e onde foi anunciada a criação de uma rede de associações na região.

Na sessão de abertura, Luís Almeida, Presidente da Direção da Associação Vale d’Ouro anunciou a criação de uma rede de associações no dia 24 de março no Auditório Municipal da Régua. Este é um projeto que tem resultado destes encontros e que finalmente vai passar ao terreno.

No primeiro painel, após a apresentação do trabalho das associações convidadas, a discussão centrou-se na temática dos apoios e da dificuldade sentida pelas instituições na execução das suas atividades. Os representantes do Teatro Experimental Flavienses, CSRC Vilar de Maçada, AD Godim e Grupo Cultural “Os Medroenses” concordaram que os apoios escasseiam e que muitas vezes são atribuídos a instituições que pouco fazem.

No segundo painel, a intervenção de Francisco Madelino, Presidente do Conselho de Administração da Fundação INATEL, foi a que mais comentários motivou na fase de debate pelos esclarecimentos apresentados à atribuição de apoios por aquela entidade. Manuel Maio da CASES apresentou dados estatísticos que, entre outros dados, revelaram que apenas 1 em cada 10 portugueses se envolve no associativismo. António Bessa Carvalho chamou a atenção para algumas das problemáticas com que as instituições se debatem. A deputada Manuela Tender falou sobre a sua experiência e conhecimento das instituições do distrito de Vila Real e a vereadora da C. M. Alijó, Mafalda Mendes fez o retrato do associativismo no concelho.

O encerramento do encontro coube a Vítor Dias, Delegado Regional do Norte do IPDJ em representação da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, que além de passar em revista os principais momentos da discussão abordou a importância do associativismo jovem na sociedade.

O evento contou com mais de 120 participantes onde se destaca a presença de diversas entidades como a Direção Regional de Cultura do Norte e de diversos autarcas como o Presidente da Câmara de Tabuaço, Carlos Carvalho, de Alijó os vereadores Mafalda Mendes, Sónia Pires e Luís Azevedo, de Vila Real as vereadoras Eugénia Almeida e Mafalda Vaz de Carvalho, diversos deputados municipais e presidentes de junta e cerca de 60 associações. Segundo a organização foi a edição mais concorrida de sempre.


25 fevereiro 2018