De Santa Marta a Carrazeda de Ansiães


No passado sábado abriu em Santa Marta de Penaguião a XI Mostra de Teatro do Douro com a “A Greve do Sexo” do Teatro Fórum Boticas. O certame desloca-se agora para Carrazeda de Ansiães onde o auditório do CITICA recebe no próximo sábado, dia 13 de abril pelas 21h30 a revista “Ide dar lavagem à porca” do Grupo de Teatro de Novelas com entrada livre.

Apesar do mau tempo, o auditório de Santa Marta de Penaguião compôs-se para assistir à rebelião de Lisístrata que, na Grécia antiga, induziu as mulheres a uma greve de sexo em prol da paz. A divertida comédia de Aristófanes, adaptada pelo Teatro Fórum Boticas e com encenação de Herminio Fernandes, está em cena há sensivelmente um ano e foi a peça escolhida para abertura da edição desde ano da Mostra de Teatro do Douro.

Sílvia Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião enalteceu a qualidade da peça e o facto de Santa Marta ter sido a localidade escolhida para o arranque de mais uma edição deste festival, deixando as portas abertas a futuras edições. Ricardo Mota, Presidente da direção do Teatro Fórum Boticas mencionou a satisfação de mais uma vez participar neste evento e enalteceu o papel do teatro. Luís Almeida, presidente da direção da Associação Vale d’Ouro fez um balanço positivo deste arranque e referiu que as expectativas para a edição de 2019 são elevadas.

A magia do teatro segue agora para Carrazeda de Ansiães que recebe pela primeira vez o evento. Também o Grupo de Teatro de Novelas chega à Mostra de Teatro do Douro pela primeira vez com a revista “Ide dar lavagem à porca”, um texto original encenado por Fernando Leal e Joana Barros. Esta revista é essencialmente uma sátira política e social, onde os personagens são construídos e moldados com base no quotidiano. As figuras típicas, a classe política e outras figuras mais, são parodiadas ao longo da revista de forma jocosa, maliciosa e hilariante.

Todas as informações estão disponíveis em www.mostrateatrodouro.associacaovaledouro.pt .

 


07 abril 2019