XI Mostra de Teatro do Douro alcança novo recorde


Terminou este sábado, com dois espetáculos, na sexta-feira no Pinhão e no sábado na Régua, mais uma edição da Mostra de Teatro do Douro que em 2019 atingiu novo recorde de assistências depois de ter passado por Favaios, Mesão Frio, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães e Santa Marta de Penaguião num total de oito espetáculos.

Na sexta-feira o Pinhão recebeu o Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Rotary do Peso da Régua com o texto original “Eu sou a Régua vareira, eu sou o Peso fidalgo”. Uma história de amor que personifica a fundação da vila do Peso da Régua. Sandra Moutinho, presidente da Junta de Freguesia do Pinhão, não deixou de referir a importância deste festival se sedear na vila o que representa um enorme orgulho. Maria José Garcia do grupo de teatro, agradeceu o convite e a confiança para subir ao palco no fim-de-semana de encerramento do festival.

No sábado foi a vez da Régua receber o “Auto do Bom Despacho” encenado por Beto Coville e protagonizado pelo Teatraço. O espetáculo que fechou o pano da Mostra de Teatro de 2019 encheu por completo o Auditório Municipal que se divertiu com as peripécias de João Grilo e Chicó na pitoresca aldeia duriense de Pé Na Cova. No final, Manuela Martins, do Teatraço, convidou o público presente a continuar a apoiar a cultura produzida na região e chamou a atenção para a qualidade do trabalho feito no Douro.

José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara Municipal da Régua, encerrou o festival referindo que é tempo do território se unir a uma só voz sem deixar de realçar o trabalho da Associação Vale d’Ouro na promoção da cultura na região. Luís Manuel Almeida, presidente da Direção da Associação Vale d’Ouro lamentou que se prefira investir em espetáculos caros para ter salas vazias em detrimento da produção de “origem demarcada” que se afirma na região. Referiu ainda que a edição de 2019 bateu recorde de espectadores absoluto e registou uma ocupação média de 81%.

Na sessão de encerramento estiveram ainda presentes Manuela Tender, deputada da Assembleia da República, Ana Araújo da Direção Regional de Cultura do Norte, o Vereador Bruno Gonçalves da Câmara Municipal do Peso da Régua, o Presidente da Câmara de Tabuaço, Carlos Carvalho, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, António Graça, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Alijó, Mafalda Mendes, a presidente da Junta de Freguesia do Pinhão, Sandra Moutinho, Orlando Mourão da Fundação INATEL e representantes dos diversos grupos de teatro que participaram na edição de 2019 da Mostra de Teatro do Douro.

 

Redigido por: Direção de Comunicação Associação Vale d’Ouro


19 maio 2019