"Falar Verdade a Mentir" em Mirandela



     Este sábado, o Grande Auditório do Centro Cultural de Mirandela recebeu o Grupo de Teatro da Associação Vale d'Ouro, que tem em cena o clássico de Almeida Garrett, "Falar Verdade a Mentir" encenado por Fernanda Sousa perante um público de cerca de 200 espectadores.


        O Grupo de Teatro apresentou esta peça pela quarta vez, depois de Vermoim (Famalicão), Murça e Pinhão dando continuidade à digressão que tem feito pela região. O público de Mirandela, mesmo em noite de clássico de futebol, apresentou-se no Grande Auditório do Centro Cultural para uma noite de teatro reunindo famílias e espectadores de várias idades.


        Esta peça trabalhada pelo Grupo de Teatro da Associação Vale d'Ouro leva-nos ao mundo da alta burguesia portuguesa da primeira metade do século XIX através da história do noivado, imprevisível e insólito, de Duarte Guedes, um jovem mentiroso compulsivo, e de sua noiva Amália. Aguarda-se que a intervenção de Joaquina e de José Félix, criados audazes e fiéis aos seus amos, torne as mentiras de Duarte credíveis. Terão sucesso nesta sua empreitada? Existe, pois, o senhor Brás Ferreira, pai de Amália, sempre preparado para apanhar Duarte numa das suas mentiras e anular o casamento. Algum suspense, muitos sorrisos, um dote pelo meio, um general, muita confusão e boa disposição foram os ingredientes desta noite.


     No final do espetáculo, a vereadora da cultura da C.M. Mirandela, Dra. Vera Preto, enalteceu o facto de no público e em palco terem estado bastantes jovens a apreciar a arte do teatro ainda para mais num clássico da dramaturgia de Garret. O Presidente da Direção da Associação Vale d'Ouro recordou uma vez mais que o grande objetivo do grupo de teatro é precisamente dar oportunidade aos jovens para expressarem a sua vertente criativa, neste caso através da representação e da encenação.


    Este espetáculo resultou de uma organização da Junta de Freguesia de Mirandela e da Câmara Municipal de Mirandela.



Foto: Câmara Municipal de Mirandela


10 fevereiro 2020