Arrancou a III Mostra de Teatro do Douro


Arrancou este Sábado no Pinhão, no Salão dos Bombeiros Voluntários com a peça "Eu Manuel Inácio, quero ser santo" pelo Grupo de Teatro de Favaios OFITEFA a III Mostra de Teatro Amador do Douro, uma organização da Associação Sócio-Cultural Vale d'Ouro que percorrerá até 17 de Abril quatro palcos com sete espectáculos e sete companhias de teatro.

Foi perante um público de setenta espectadores que no passado Sábado se iniciou uma das maiores mostras de teatro amador da região. Os espectadores que foram até ao Pinhão assistir a mais uma produção da OFITEFA não deram o seu tempo por mal empregue. A qualidade técnica das peças que a OFITEFA produz é já uma imagem de marca e foi esse um dos principais motivos que levou a que a encenação de Ricardo Almeida: “Eu Manuel Inácio, quero ser santo” fosse a escolhida para arrancar a edição de 2011 do certame de teatro da Associação Vale d’Ouro.

A peça “Eu, Manuel Inácio, quero ser santo”, recupera uma temática nunca abordada em teatro: o Concurso da Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, promovido pelo Estado Novo na década de 30 do século passado. Ficcionando o ambiente da altura, coloca em acção personagens características do mundo rural de então, numa comédia de costumes que pretende discutir as formas como se administrava o poder durante a ditadura fascista de Oliveira Salazar. Este espectáculo é resultado de uma deliciosa colaboração entre a Cooperativa Cultural Trouxa Mouxa e a Oficina de Teatro de Favaios e que a Associação Vale d’Ouro privilegiou na abertura da edição 2011 da III Mostra de Teatro do Douro.

O certame segue até 17 de Abril. Já na próxima semana o público terá a oportunidade de escolher de entre três espectáculos. Em Favaios, na Sexta-Feira, no Teatro local pelas 21h15 o Teardouro, grupo da Régua apresenta uma refrescante adaptação do clássico de Gil Vicente “Auto da Barca do Inferno” intitulada “O Diabo que te carregue”. No Sábado é a vez do Pinhão receber o seu segundo espectáculo com a peça “Uma Casa de Doidos” pelo Grupo Dramático Ribatuense às 21h15 e no Salão dos Bombeiros. Finalmente no Domingo na antiga Escola Primária de Casal de Loivos é a vez do Grupo de Teatro Aldeia Verde de Lazarim que pelas 16h apresenta a peça, em estreia, “Uma vida ou morte”.


27 março 2011