Comunicado 2/2011

A ASCVD informou esta semana a Rádio Juventude Salesiana e o Movimento Salesiano de Portugal que decidiu, unilateralmente e na sequência da detecção de anomalias face ao acordado entre a ASCVD e a RJS para a emissão e distribuição do programa, suspender a produção do "Espaço D'Ouro" por tempo indeterminado.

Em Setembro de 2010 a Associação Sócio-Cultural Vale d’Ouro firmou com a Rádio Juventude Salesiana, e na sequência da sua instalação no concelho de Alijó, um acordo no sentido de produzir semanalmente um programa de rádio.  A Associação Sócio-Cultural Vale d’Ouro produziu neste âmbito 26 programas (em 26 semanas consecutivas) o que equivale a sensivelmente 1300 minutos de emissão tendo contado com cerca de 20 convidados. Entre os convidados enumera-se, por exemplo, o Presidente da Região de Turismo do Douro, o director musical da Orquestra Douro, responsáveis por unidades hoteleiras e turísticas da região, jovens vencedores de concursos musicais da região (Santa Marta de Penaguião e Tabuaço), responsáveis de ranchos folclóricos, grupos de teatro e outros similares do Douro, membros de associações ou instituição de intervenção social, como o Presidente da Comissão de Utentes do IP4, representantes de projectos da área social com iniciativas de sucesso na região, desde Lares de 3ª Idade, Jardins Infantis e programas de apoio social generalizado em diversas vertentes entre tantas outras individualidades que têm marcado a região.

As anomalias detectadas na emissão e distribuição passam por:

- inoperancia do site e stream da rádio que distribuia a emissão por todo o país via internet;

- emissão do programa a horas diferentes das combinadas entre a ASCVD e a RJS;

- não emissão do programa, não raras vezes, nos horários e dias previstos;

- atrasos no inicio da emissão do programa

- o programa não merceu qualquer divulgação por parte da RJS, nem na própria grelha de programação;

Por respeito aos convidados do Espaço D'Ouro, pela impossibilidade da ASCVD garantir a emissão do programa, por motivos que lhe são completamente alheios e forma a não comprometer mais o nome da Associação Sócio-Cultural Vale d’Ouro, dos seus colaboradores, o nome do Movimento da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, entende a Direcção da ASCVD que não se encontram reunidas as condições mínimas para a continuação da produção do programa Espaço Douro para a Rádio Juventude Salesiana.

O Presidente da Direcção

08 abril 2011