Depois de “Haja Luz!” segue-se Santa Marta


Apesar da noite fria de abril, o público não se fez rogado e agraciou o regresso da Mostra de Teatro do Douro, dois anos depois, aplaudindo a estreia nacional da peça “Haja Luz!” do Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense, no sábado passado em Sabrosa.

Foram mais de setenta os espectadores que este sábado estiveram no arranque da Mostra de Teatro do Douro, festival que até 28 de maio percorre a região. Em palco, o Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense trouxe uma criação coletiva encenada por Ricardo Almeida que arrancou diversas gargalhadas nos diversos episódios que fazem parte desta peça e nos remetem a um imaginário coletivo da nossa região.

No final do espetáculo o encenador, Ricardo Almeida, frisava precisamente a universalidade deste trabalho que além de ser muito baseado nas vivências de Lordelo (Vila Real) onde o grupo está sedeado acaba “por ter uma universalidade que praticamente todos na região se podem identificar”. Ana Gouveia, vice-presidente da direção da Associação Vale d’Ouro enalteceu o trabalho do grupo, a dedicação e entrega que “está muito patente na forma como em palco contagiaram o público”.

Helena Lapa, Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa elogiou a peça apresentada e o trabalho desenvolvido pelos grupos não profissionais de que o espetáculo desta noite foi um excelente exemplo. A autarca mostrou-se ainda muito honrada pelo arranque da Mostra de Teatro do Douro em Sabrosa.

O festival segue agora para Santa Marta de Penaguião onde o Teatro Fórum Boticas apresenta “Quem levou teus trinta ramos?” encenada por Herminio Fernandes. É um espetáculo composto por três peças breves, que tanto nos podem fazer rir como chorar. Uma nasceu do génio de Gil Vicente, fundador do teatro português; as outras duas são da lavra de Raul Brandão, autor português dos inícios do século XX. Em todas elas, os personagens principais encontram-se numa situação de morte iminente ou anunciada. Mas é da vida que nelas se fala. Com este espetáculo será a sétima presença do Teatro Fórum Boticas na Mostra de Teatro do Douro.

A Mostra de Teatro do Douro 2022 é organizada pela Associação Vale d’Ouro e tem espetáculos em sete pontos da região. Todas as informações estão disponíveis no site do evento: www.mostrateatrodouro.associacaovaledouro.pt . O espetáculo deste sábado em Santa Marta de Penaguião tem entrada livre.


24 abril 2022