Mais um dia de verão em pleno Outubro contribuiu para o sucesso da Caminhada das Vindimas organizada pela Associação Vale d’Ouro que em dia feriado percorreu os cantos da mítica Quinta da Foz na confluência dos rios Douro e Pinhão.
Quase quatro dezenas de participantes aceitaram o convite de percorrer caminhos vicinais por entre algumas das mais antigas vinhas da região demarcada do Douro. De acordo com Arminda Martins, responsável pela área comercial desta mítica quinta, a “Foz” tem vinhas com uma idade média de cem anos.
O passeio atraiu amantes das caminhadas mas também muitos fotógrafos amadores que não quiserem perder a oportunidade de fotografar o Douro de uma perspetiva diferente da habitual. Os pinhoenses, pela empatia com a Quinta da Foz, aderiram também em peso à iniciativa tendo recordado tempos de outrora passados ora nas vindimas ora nas tarefas agrícolas associadas à labuta douriense.
Depois de um percurso com cerca de dois quilómetros os participantes foram presenteados por uma visita às instalações da quinta com particular destaque para os lagares onde o processo de pisa ainda é tradicional e uma prova de algumas das principais marcas comercializadas ou representadas pela Quinta da Foz.
Apesar da extensão do percurso ser mais curta que o normal neste tipo de iniciativas, o Presidente da Direção da Associação Vale d’Ouro, Luis Almeida, fez um balanço muito positivo da iniciativa que contou ainda com o apoio da Fundação Inatel (Desporto) e da Câmara Municipal de Alijó, deixando a indicação que haverá a continuidade deste projeto em 2012 e registando que os participantes deixaram várias sugestões para novos percursos e formatos num conceito de caminhada que se pretende de passeio e simultaneamente com cariz temática e de conhecimento das particularidades da nossa região. Também Arminda Lopes em representação da Quinta da Foz e Ana Bessa em representação da Fundação INATEL Desporto se mostraram satisfeitas pelo sucesso da iniciativa
.