História

     A Associação Sociocultural Vale d’Ouro uma entidade da economia social que atua na área cultural e social na região do Douro e Trás-os-Montes com sede na vila do Pinhão, concelho de Alijó. Foi fundada em 24 de junho de 2008 e desde essa altura tem desenvolvido diversas atividades tais como organização de espetáculos e eventos culturais (teatro, música e dança), organização de conferencias, seminários e workshops, produção para rádio de diversos programas sobre a região, atividades desportivos de pequena dimensão. Integra ainda na sua estrutura a Academia de Artes Douro e Tâmega (projeto de integração social através das artes em territórios de baixa densidade com especial enfoque no Ballet Clássico, Ballet Contemporâneo, Modern Jazz e outras modalidades), o Grupo de Teatro da Associação Vale d’Ouro (projeto cultural destinado sobretudo a camadas jovens da vila do Pinhão) e mais recentemente uma Academia de Futsal.

     A Associação Sociocultural Vale d'Ouro foi fundada em 24 de Junho de 2008 e está sedeada no Pinhão, vila que se localiza no extremo sul do concelho de Alijó. Desde a sua fundação que desenvolve atividade em diversas áreas, com especial enfoque para a cultura.

     A instituição é estatuariamente composta por 11 dirigentes que se dividem entre os três órgãos de gestão de administração de uma associação: direção (5), mesa da assembleia-geral (3) e conselho fiscal (3). A sua estrutura de gestão contempla ainda direções de gestão e secções autónomos que ao longo dos anos em que se encontra em funcionamento foram sofrendo alterações para se adaptar ao crescimento e diversificação da atividade. Tem atualmente em funcionamento como secções autónomas a Academia de Artes Douro e Tâmega, o Grupo de Teatro da Associação Vale d’Ouro e está a planear lançar já em 2019 uma secção autónoma para a prática desportiva, em particular, a participação na Liga de Futsal da Fundação INATEL. No passado, entretanto extinta, teve uma secção autónoma que tinha como propósito a edição de um boletim informativo quinzenal na vila onde se encontra sedeada.

     Ao longo da vida da instituição e até ao presente foram realizados cinco atos eleitorais que decorreram com total normalidade. Segundo a última informação disponibilizada, a Associação Vale d’Ouro conta com mais de três centenas de sócios particulares e no passado dia 3 de novembro de 2018, numa gala comemorativa do seu X Aniversário que ocorreu em Alijó, galardoou com diferentes categorias de sócio de mérito 72 entidades onde se incluíam sócios da instituição, entidades particulares e coletivas que deram, ao longo dos anos contributo relevante à instituição. Destas 72 distinções, 37 correspondem a novos associados coletivos e que representam, de um modo geral, a rede das principais instituições com que a Associação Vale d’Ouro se tem relacionado e com quem tem colaborado para executar a sua missão estatutária.

     A Associação Sociocultural Vale d’Ouro faz uso permanente de instalações cedidas pela Junta de Freguesia do Pinhão, mas também, ocasionalmente, pela Câmara Municipal de Alijó, para desenvolvimento de atividades especificas. Na atividade que desenvolve fora do concelho de Alijó tem também protocolada a cedência de instalações necessárias à sua atividade.