Grande Debate do Douro


logo_www.png    logo_fb.jpg   logo_instagram.jpg



foto_gddouro02.jpg


     Desde que foi idealizada a ligação a Salamanca até à revolução operada no transporte do vinho do Porto, a linha do Douro foi desempenhando um papel fulcral no norte do país assumindo-se como uma espinha dorsal de uma região dotada de uma vasta rede complementar de outras linhas de bitola métrica.


Apesar de diversos estudos elaborados ao longo dos anos confirmarem uma vocação estratégica deste eixo ferroviário para o país e para a península ibérica, no contexto transfronteiriço, a situação da Linha do Douro tem-se vindo a deteriorar e o seu contributo para a economia tem vindo a ser negligenciado. O turismo é hoje uma das fortes vocações desta linha ferroviária mas o potencial deste corredor está muito longe de estar esgotado.


foto_gddouro01.jpg 
O Grande Debate do Douro: a Linha do Douro, um futuro que tarda (2018)


O Grande Debate do Douro é uma ideia da Associação Vale d’Ouro com o apoio do Município do Peso da Régua. Esta iniciativa surgiu no âmbito do 10.º aniversário da instituição e numa altura em que Portugal discutia o Plano de Investimentos 2030 e para o qual convidou a sociedade civil a expressar a sua opinião.


Um ano depois, a Associação Vale d'Ouro compilou as intervenções que foram sendo emitidas sobre o assunto