Actividades

"Alice" - IX Mostra de Teatro do Douro

Nova página 1 Nova página 1

IX MOSTRA DE TEATRO DO DOURO uma produção ASSOCIAÇÃO VALE DOURO 2017      

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Teatro Fórum Boticas

Sábado | 29 abril - 21h30 | Audtório Municipal de Santa Marta de Penaguião

 

GÉNERO

Comédia

 

FICHA TÉCNICA

Com: Carolina Pires, Damásio Silva, Filipa Sacras, Graça Inácio, Graça Justo, Inês Mota, Joana Pereira Pires, Lúcia Moreno, Maria de Deus Barroso, Marina Pereira, Miguel Moreno, Paula Mota, Paulo Pires. Sandra Pereira, Sara Mota, Zélia Domingues.

Direção de montagem e de cena: Paulo Pires

Figurinos, adereços e maquilhagem: Ana Justo e Graça Inácio

Cenários e adereços: André Graça Gomes

Adaptação e encenação:  Hermínio C. Fernandes

 

SINOPSE

Há histórias que, sem sabermos bem porquê, nos tornam mais fortes e mais inteligentes. São uma prova espantosa do poder da mente e da imaginação humanas. “Alice no País das Maravilhas” pertence a esse grupo restrito de contos. A história nasceu durante um passeio de barco pelo rio Tamisa que Lewis Carroll, o autor, organizou, dia 4 de julho de 1862, para festejar o 10º aniversário da sua pequena amiga Alice Liddell.  

Entediada e sonolenta, Alice resolve seguir viagem por um mundo de imaginação, de loucuras e de surpresas. Um mundo onde o real aparece frequentemente de pernas para o ar, onde as palavras ganham inusitados sentidos, onde as situações se complicam e as certezas se escaqueiram para darem lugar a novos reais e a outras maneiras de ver as coisas. No percurso que faz no encalço do Coelho Branco e na mira de um jardim fabuloso, a heroína de L. Carroll é assaltada por sensações estranhas, por dúvidas existenciais e por flagrantes dificuldades em compreender as atitudes e as opiniões dos outros. Como qualquer adolescente que busca descobrir quem é e que futuro a espera, Alice quer obter respostas rápidas, exatas e definitivas.  O que nem sempre lhe acontece, longe disso. É a vida!...

Mais do que fornecer respostas, “Alice no País das Maravilhas” ensina a fazer perguntas, a levantar questões essenciais da existência humana. “Alice no País das Maravilhas” não é uma simples aventura, nem o espetáculo do Teatro Fórum Boticas se destina unicamente ao público infantil. O convite que lhe fazemos é que, connosco, entre no jogo de Alice e de Lewis Carroll.

 

SOBRE O GRUPO DE TEATRO

O Teatro Fórum Boticas nasceu em 2008, com o espetáculo “Avarias”, construído a partir de textos de Abel Neves, Alexandre O’Neill, José Carlos Dias e Miguel Torga. Desde aí apresentou “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare (2009), “O Inspetor Geral”, de Nikolai Gogol (2010), “Dona Rosinha, a Solteira”, de Federico Garcia Lorca (2011), “VIP-TB”, de José Carlos Dias, Anton Tchekov, José Régio e António Gedeão (2012), “Além as Estrelas” são a “Nossa Casa”, de Abel Neves (2013) e “Só Visto”, de José Moreno Arenas (2013). Preparou “Carai valha-me Deus”, de José Carlos Barros, escritor nascido em Boticas para 2015 e 2016. “Alice, no país das maravilhas” é o seu mais recente trabalho, estreado no verão de 2016.

A principal preocupação deste coletivo amador tem sido a de apresentar textos de qualidade, tenham eles autores clássicos ou contemporâneos, desde que os mesmos se lhes afigurem interessantes de conteúdo e simultaneamente capazes de divertir públicos pouco habituados a ver teatro.

Além de Boticas, o TFB já atuou em Lisboa, Porto, Chaves, Espinho, Braga e Montalegre, nalguns desses locais mais do que uma vez. Participam pela quarta vez na Mostra de Teatro do Douro tendo subido aos palcos de Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio e Pinhão.

 

PARTICIPAÇÕES NO FESTIVAL:

2014 a 2017 (Quatro)

www.mostrateatrodouro.ascvd.pt



A 29-04-2017 às 21:30
Até 29-04-2017 às 23:00

Local: Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião

Preço Sócios €: 0,00
Preço não Sócios €: 0,00

INSCREVER NO EVENTO:

< Voltar